quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ALEGRIA COM LAÇO DE FITA

Daqui da morada dessa alma inquieta, onde um coração apaixonado pede vida, e vida plena; a mente que nunca silencia, sussurra baixinho uma canção dos natais da infância...


Vejo-me completamente contagiada pelo espírito deste tempo! Minhas retinas ainda guardam as imagens dos pacotes de presentes que esperávamos o ano todo, debaixo de um pinheiro enfeitado de bolas e luzes. Era a minha mãe quem preparava carinhosamente, cheia de surpresas para encantar nossos olhos e nossas almas. Meu coração ainda sente a ternura e o aconchego da família inteira reunida em festa, a celebrar o nascimento do ‘menino Jesus’, aquele bebê peladinho bem no centro do presépio que as crianças nunca podiam pegar para brincar . Meu corpo detém o calor dos abraços, os cheiros dos assados e o doce presente de natais cheios de colos de amor.


Acredito que é por isso que até hoje, em todos os natais, procuramos estar em família, com árvore enfeitada e presentes, celebrando a benção do AMOR que CRISTO veio ensinar ao seres da terra, exercitando este amor humano que somos capazes, permitindo os encontros e abraços, os desejos de felicidade, o reconhecimento da importância de cada um de nós na vida uns dos outros, agregando os amigos conquistados no caminho, convidando esta nossa família escolhida a compor uma grande e fraterna ‘comum-unidade’ que se reconhece e se fortalece na AMIZADE. Amizade entre irmãos, entre pais e filhos, entre sobrinhos e tios, primos, entre marido e mulher, namorados, amigos, velhos e novos amigos a alimentar nosso ser carente de afetos.


Bem sei que muitas pessoas trazem lembranças dolorosas de datas como esta, ficam tristes, deprimidas, negam-se a participar e a comemorar a vida com outras pessoas. Elas não acreditam serem capazes de experimentar sensações novas, construir aqui e agora, neste tempo presente, uma história melhor para si mesma e para as pessoas que as amam e se importam verdadeiramente com seu bem estar e felicidade. Outras pessoas, que tiveram perdas significativas, por vezes fecham-se em tristeza na lembrança de seus mortos esquecendo-se de agradecer a presença e a vida dos que estão juntos, deixam de honrar com sua força e alegria a memória de quem partiu... Não podemos alimentar nossa alma de ressentimentos, ‘re-sentimentos’, ruminar as emoções amargas que nos fazem perder a essência do AMOR DIVINO que brilha em nós e salva-nos da mediocridade e da solidão, fechar as portas e as janelas da nossa morada para a entrada do sol!


O melhor presente que podemos oferecer às pessoas não vem no belo pacote com laço de fita, o melhor é nos tornarmos um “presente” na vida das pessoas, aquele presente que elas sorriem quando chega, recebem sempre com um abraço e cheias de contentamento porque oferecemos tudo aquilo que temos de melhor em nós.


Podemos ser o presente da autenticidade, sem medo das nossas verdades, sem preocupação com as críticas, permitindo ao outro ser aquilo que ele é, ser transparente e verdadeiro sem medo do erro. Podemos ser o presente do acolhimento sem julgamentos, sem preconceitos e valores que não cabem na realidade, ser o silêncio que escuta um coração ferido expor seus pecados e enganos, ser a palavra que leva luz à consciência em momentos de completa escuridão, mesmo que doa, ser o ombro aconchegante, o colo quentinho, o porto seguro que oferece abrigo em tempos de vendaval.


Mas antes de nos tornarmos um presente para o mundo, precisamos ser generosos com nosso próprio EU. Presentear a nossa vida com tudo aquilo que merecemos e desejamos encontrar fora de nós. Presentear com o PERDÃO que limpa nossas mágoas e leva com elas a dor de não poder amar... Presentear com a COMPAIXÃO que torna menos pesado o imenso fardo da incompreensão, como um carinho que afaga a alma e adoça o amargo dos fracassos e das decepções, trazendo mais leveza aos nossos dias.


Que por toda a vida, façamos brilhar nosso AMOR incondicional em forma de solidariedade e fraternidade a inspirar todos os nossos atos, como um presente de GRATIDÃO ao grande mistério que é a VIDA e todas as suas manifestações.


Entreguemos de presente à vida a nossa ALEGRIA, o mundo precisa dela para ser um lugar melhor. Só com alegria podemos servir mais e melhor a humanidade!


Aos meus queridos leitores e leitoras, desejo que o Natal lhes traga o presente da CONSCIÊNCIA CRÍSTICA e a BEM-AVENTURANÇA de saber-se tão enorme quanto AMAR lhe torna capaz.















Nenhum comentário:

Postar um comentário