segunda-feira, 24 de agosto de 2009

20 de JULHO :“DIA DO AMIGO” VIVA ! VIVA! VIVA!

‘Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção...’

De todos os sentimentos, com certeza a amizade é um dos mais cantados e declamados de todos os tempos. Foi Santo Agostinho quem disse ser a amizade "tão verdadeira e tão vital que nada mais santo e vantajoso se pode desejar no mundo".
Amizade envolve o amor, é uma relação afetiva onde estão presentes os sentimentos mais nobres do ser humano, lealdade, afeição, altruísmo, aceitação, gratidão e muitos outros que nos sustentam emocionalmente.
Não se compra, não se vende e nem se troca. Pelo contrário, a verdadeira amizade é aquela em que o amor incondicional e a confiança tecem uma trama tão forte que é capaz de vencer os mais difíceis desafios da vida.
Estar entre amigos é uma das sensações mais prazerosas que experimentamos, rir e brincar com amigos promove bem estar em todo o organismo, potencializa a criatividade e eleva o humor. Conversar com amigos sobre sentimentos íntimos pode ajudar a processar melhor as dores, levar a uma nova consciência sobre as experiências vividas, encontrar soluções e saídas para os problemas que parecem indissolúveis.
As pesquisas dizem que acumulamos cerca de 400 amigos ao longo da vida, mas que só mantemos contato por maior tempo com 10% destes. A ciência está muito interessada em estudar mais profundamente a amizade porque constatou que quem tem amigos vive mais e melhor, que a amizade é um antídoto eficiente contra os venenos da vida moderna, é vitamina para a saúde e para a carreira profissional.
Quem cultiva amizades profundas e verdadeiras durante a vida não sofre de solidão e isolamento, naturalmente tem menos depressão. A medicina também constatou que quem tem amigos tem menos problemas cardíacos e o sistema imunológico mais eficiente porque o sistema límbico, responsável pelas emoções, está interligado ao sistema neuro-endócrino, que age na defesa do organismo. Essa combinação ajuda no bem-estar geral das pessoas.
Um dos maiores levantamentos já feitos sobre o efeito das amizades na vida prática é do pesquisador americano Tom Rath, coordenador de pesquisas da Gallup Organization, um dos maiores institutos de pesquisas do mundo. Rath se valeu de parte do banco de dados da instituição – foram cerca de 9 milhões de entrevistas feitas em 114 países – para identificar a relação entre amizade e satisfação profissional. O resultado está no livro O Poder da Amizade. Segundo ele, quem tem um grande amigo no trabalho é sete vezes mais produtivo, mais criativo e mais engajado nas propostas da empresa do que aquele funcionário que não consegue se relacionar com os colegas. Quem tem três bons amigos apresenta 88% de chance de ser mais feliz na vida pessoal do que o sujeito isolado ou tímido. Só o fato de ter amizades sólidas com os colegas de trabalho aumenta em 50% a satisfação e motivação.
Então, como já diziam os filósofos da antiguidade e hoje comprovam os cientistas, a amizade é uma experiência humana de vital importância!
Ter amigos de verdade dá estabilidade e segurança emocional, com amigos de verdade pode-se contar em qualquer circunstância, nas horas de sofrimento como nas grandes alegrias, há uma tendência a desejar tudo de bom e fazer o melhor que se pode um ao outro porque os amigos potencializam aquilo que cada um tem de melhor em si.
Todo ser humano anseia por amigos verdadeiros, mas muitos tiveram experiências negativas e passaram a não acreditar na amizade fechando-se a novas possibilidades, endureceram e protegem-se do mundo refugiando-se em mágoas e preconceitos que só causam desamor e isolamento. A esses quero falar bem de perto... Desapeguem das mágoas, da raiva, do ressentimento. Deixe no passado todo o lixo emocional que não serve a nada no presente, é o veneno que contamina as células e mata a esperança!
Deixe que o sentimento de amizade ilumine, como o sol, a noite escura da alma.
A todos, desejo muita amizade! Amizade profunda, verdadeira, leve e divertida, além dos amigos, amizade com o pai, com a mãe, com os filhos, irmãos, cunhados, sobrinhos, amizade com a pessoa com quem vive o amor sensual, porque sem a amizade essas relações são frágeis e formais, perdem o sentido e a força.
Aos meu amigos queridos, minha profunda gratidão, toda minha inspiração, meu amor infinito.

Joana Carolina Paro

Publicado em 18 de julho de 2009 no jornal 'Diário de Penápolis'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário