sábado, 29 de agosto de 2009

A NOITE ESCURA DA ALMA.

Assim como a alegria é a luz no coração, a depressão é a noite longa e escura da alma.
Não existe luz sem sombras, nem plenitude sem solidão.
A depressão é a ausência de si mesmo, a morte em vida, e só quem já a experimentou pode avaliar a intensidade com que ela aniquila a vida de quem sofre deste mal.
É considerada a quarta maior causa de incapacitação ,do mundo, por seus efeitos devastadores. Estudos revelam o aumento da incidência da depressão, estimando-se que de 15% a 20% da população adulta é vítima de pelo menos um episódio depressivo durante a vida. Quem sofre a primeira crise tem 50% de chance de reincidência e após o segundo episódio aumenta ainda mais a ponto de tornar-se crônica se não tratada adequadamente.
Dependendo da intensidade do quadro depressivo, além da tristeza profunda e inexplicável, pode incluir em seus sintomas distúrbios de sono e de apetite, cansaço e desânimo, irritabilidade, perda de memória, dores de cabeça e no corpo, problemas digestivos e até mesmo pensamentos e comportamentos suicidas. Algumas pessoas apresentam um quadro atípico, camuflam a tristeza e melancolia com respostas agressivas, críticas destrutivas e queixas constantes. Voltando o olhar para fora de si, vêem no mundo e nos outros a justificativa para os seus sentimentos negativos.
Uma característica marcante e sempre presente na pessoa depressiva em qualquer grau é o negativismo. Os pensamentos são sempre negativos, de fracasso, de inferioridade e incapacidade para enfrentar a mais simples tarefa do dia a dia. Viver é um esforço imenso e o medo da insone e silenciosa noite assombra as manhãs de sol.
A depressão seqüestra a alma e a vontade, compromete a capacidade de trabalho, de cumprir com responsabilidades e cria um rombo na afetividade. Relacionar-se com outras pessoas, conversar, receber visitas, divertir-se, é um sacrifício enorme. Há um vazio de esperança e amor.
Infelizmente ainda hoje, apesar de toda a divulgação das pesquisas e informações sobre a depressão, muitas pessoas a tratam com indiferença, teimam em dizer que é ‘frescura’, que a pessoa deprimida está assim ‘porque quer’ ou por ‘não ter o que fazer’ e que, se quiser, pode sair da crise apenas com a decisão de fazê-lo. Outros tem preconceito à medicação , não acreditam em psicoterapia e tem aqueles que afirmam que isso jamais acontecerá consigo. O preconceito ainda ronda essa doença que não aparece nos exames convencionais da medicina. Não se constata no sangue, nem nas células, nem mesmo nos mais sofisticados aparelhos de auxílio diagnóstico como a grande maioria das doenças físicas. A predisposição genética é um fator de grande importância, mas sabe-se também que a depressão envolve alterações neuroquímicas, embora tenha fortes implicações psíquicas, emocionais e sociais.
Por todas essas razões e pela complexidade dos seus sintomas e crenças, não é só a pessoa depressiva a vítima da situação. A depressão vem para toda a família, afeta as relações mais íntimas e provoca uma multiplicidade de emoções em todos os seus membros, desde a compaixão até a raiva, da solidariedade ao sentimento de profunda impotência diante da questão. Todas as tentativas de ajuda podem não surtir qualquer efeito e assim as pessoas sofrem junto com a vítima. Isso a faz sentir-se ainda mais culpada por não conseguir reagir aos conselhos e soluções apresentadas pelos que convivem com ela, causando muito sofrimento a todos.
Então, essa longa noite escura da alma só pode ser atravessada quando seguram as nossas mãos e nos conduzem de volta à luz. À luz da consciência da necessidade do tratamento adequado a cada ser, na sua integridade. À luz do conhecimento científico que oferece inúmeras terapêuticas eficientes e eficazes, À luz das terapias integrativas e complementares que aí estão a serviço da saúde do ser humano na sua plenitude.
A família, os amigos devem ser apenas os condutores amorosos nessa jornada em busca da cura, não poderão ser os que curam, seu papel e missão é outro em nossas vidas, são as luzes que iluminam, na noite escura, o caminho que devemos construir.
Afinal, a depressão é a conspiração que a alma trama para que o ego dispa-se dos medos e culpas, da raiva e das mágoas, da arrogância e da inveja e possam enfim, EGO e ALMA viverem em PAZ seu caso de AMOR com a VIDA.

Joana Carolina Paro

Publicado em 29 de agosto de 2009 no jornal "Diário de Peapolis".

Um comentário:

  1. EGO SUN, TU EST?...se a resposta nao for positiva, não há côncavo com convexo,o exixtir será sem nexo, não haverá paz entre ego e alma e nos restará ver a vida ir embora com cslma...pra não sofrer mais.

    ResponderExcluir